O trabalho com a arte de performance é uma forma de Mindful Movement orientada ao processo criativo e artístico, através do qual se desenvolvem outras habilidades mais específicas. Esta modalidade está destinada a quem tem interesse em investigar, explorar e compartilhar o processo criativo através da realização de uma performance. 

 

Sobre a Performance Art:

           A performance é uma modalidade artística híbrida, o que  significa que pode utilizar e misturar diversas linguagens artísticas como por exemplo dança, teatro, música, artes visuais e audiovisuais. Ela é composta de alguns elementos essenciais: o corpo (performer/s), o espaço, o tempo e o público (observador/es). 

 

Também pode ser definida como a ação e/ou processo de levar a cabo uma tarefa ou uma função. Cada performance tem um conceito, o qual dialoga no momento presente com os diferentes elementos que a compõem. O caráter efêmero da performance é um outro elemento característico, pois trata-se de habitar o momento presente com a maior intensidade, potência e presença possível, já que somente nesse instante interação com o espaço, o corpo e o público é que a performance existe e se desenvolve. O seu verdadeiro sentido se completa na relação e no vínculo com o observador.

 

Sobre o Performance Project:

         No Performance Project investigaremos diversas formas de nos relacionar com nós mesmos, com os outros, com o espaço e com tudo que nos rodeia, utilizando a improvisação, o movimento e o próprio corpo como veículos de expressividade, relação e comunicação. 

 

Todas as atividades propostas têm como objetivo desenvolver um estado de maior conexão, sensibilidade, abertura e presença. Trabalharemos com técnicas que possibilitam o desenvolvimento da noção de composição espacial e artística, fazendo uso de diversas linguagens e qualidades de movimento. Treinaremos a sensopercepção e a atenção voluntária junto com a habilidade de nos mostrar tal qual somos, de desenvolver empatia e compaixão com nós mesmos e com os outros. Criamos coletivamente um espaço inclusivo no qual podemos confiar e inspirar uns aos outros. 

A criação nasce da conexão com o presente, a composição acontece naturalmente de forma instantânea. Cada encontro cria um contexto seguro para treinar estas capacidades e ao mesmo tempo desenvolver a confiança necessária para aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática no dia a dia. 

 

             Focalizamos no processo criativo grupal, nos vínculos humanos, na afetividade e no olhar particular de cada criança, com a intenção de construir em conjunto algo que possa ser eventualmente compartilhado com outros. Portanto, no encerramento do projeto, poderá realizar-se uma performance, uma espécie de aula aberta ao público com a intenção de continuar abrindo espaços de inclusão e de afetividade, que possam inspirar reflexões sobre possíveis modos de ser e de estar no mundo.

 

IMG_9180.jpg