Mindfulness pode ser compreendido como um estado de atenção plena. Trata-se da capacidade de habitar conscientemente o momento presente desde um olhar curioso e gentil, sem julgamento.  

 

Na prática de Mindful Movement, utilizamos o movimento como meio para cultivar esse estado de atenção e presença. Ao aprendermos a repousar a atenção nas sensações físicas conseguimos ancorar a mente no corpo e a partir daí, podemos criar infinitamente! Através da exploração do movimento, entramos em contato com o potencial criativo, descobrimos novas possibilidades de se expressar, se comunicar,  de nos relacionarmos e  de atuarmos no mundo. 

 

           O corpo em movimento nos oferece uma paisagem muito rica de sensações. Cada sensação é uma possibilidade para um novo descobrimento, para uma nova percepção, uma porta para o autoconhecimento.  Além de desenvolver múltiplas habilidades sócio-emocionais, físicas e cognitivas, esta prática também possibilita que as crianças aprendam a acessar os seus próprios recursos internos com autonomia, o que contribui para que elas possam eventualmente lidar com os desafios com maior poder pessoal e confiança. 

 

O corpo é o instrumento mais concreto, palpável e mais próximo a nós mesmos que temos. Através do trabalho consciente e sensível com o movimento, aprendemos a escutá-lo e a nos sentir confortáveis dentro dele. Ao compreendermos como funcionamos tanto por dentro como por fora, adquirimos mais sabedoria e recursos técnicos para nos mantermos em equilíbrio e harmonia. 

          Ao desenvolvermos a capacidade de auto-observação, conseguimos contemplar as nossas paisagens físicas e mentais da mesma forma que contemplamos uma paisagem da natureza: sem querer mudar alguma coisa, sem juízo de valor, simplesmente apreciando e aceitando a beleza presente.  Assim, estamos mais próximos de nos conectar com o nosso estado essencial. Quanto mais conectados consigo mesmos, estejam as crianças e  jovens, mais poderão manifestar no mundo as suas singularidades e poderes únicos.

 

          O Mindful Movement envolve uma variedade de expercícios e práticas sensíveis desenvolvidos por Dominique Melhem, o qual integra conhecimentos adquiridos através da sua experiência e estudo no campo da Dança, da Expressão Corporal, do Yoga, da Performance Art, do Mindfulness e da Pedagogia.