A prática de Dança Criativa também é uma forma de Mindful Movement, orientada à exploração de diferentes técnicas e linguagens de movimento e de Dança Contemporânea que desenvolvem habilidades específicas, ampliando as possibilidades expressivas e comunicativas. Modalidade destinada às crianças com interesse em desenvolver e aprimorar as suas capacidades e qualidades de movimento assim como as suas capacidades de expressão através do corpo em movimento. 

Sobre a Dança Contemporânea:

 

     Este tipo de dança se caracteriza pela exploração, pela pesquisa e investigação do movimento, pela criação de novas linguagens inovadoras que incluem uma grande diversidade de possibilidades e de estilos de movimento. É uma abordagem que valoriza e oferece espaço à manifestação da dança única e particular de cada indivíduo. Neste sentido, é uma prática muito libertadora e inclusiva, a qual abraça todos os tipos de corpos e movimentos.

   Trata-se de uma dança abstrata em constante construção, de-construção e transformação. Não se limita a um estilo ou técnica em particular, inclui diversas metodologias que expandem as possibilidades criativas do corpo em movimento, do corpo em relação com o espaço e com outros. 

         A Dança Contemporânea aproxima a dança da vida cotidiana, incluindo gestos e movimentos do dia a dia, que excedem e questionam os padrões da imagem da dança Clássica, tradicional e Moderna. A presença da improvisação é uma outra característica deste tipo de dança, a qual não precisa de uma coreografia pré-estabelecida e pode desenvolver-se em qualquer espaço, no palco, na rua, na natureza, onde for. 

Esta prática oferece uma grande liberdade e autonomia ao bailarino para construir as suas próprias formas de dança, aqui não existem limites para o movimento e para a criação, é infinita !

 

Sobre as nossas aulas:

     Nas aulas trabalhamos integrando diferentes técnicas de Dança Contemporânea e  movimento, com intuito de expandir a consciência e a expressão corporal junto com o conhecimento sobre a mecânica do corpo em movimento. Possibilitando com que as crianças aprendam a utilizar os seus instrumentos, os seus corpos, com maior expertise para realizar e comunicar o que desejam, com determinação e confiança. 

     A nossa linha de trabalho baseia-se na improvisação, na composição instantânea e vincula-se com a performance. Aprendemos a integrar os sentimentos que surgem durante a prática, descobrimos formas criativas de lidar com a exposição, a dificuldade, os desafios, a vergonha, incluindo estas emoções dentro da nossa dança. Tudo faz parte, não existe erro. A dança tem o potencial de transformar, de unir e de ressignificar. Vamos dançar juntas/os?

IMG_9239.jpg